O caminho que você percorre navegando até determinado produto, serviço ou conteúdo online é planejado por profissionais conhecidos como UX Designers, os responsáveis por aprimorar a experiência do usuário.
Mas qual a importância desse profissional na hora de desenvolver um projeto web e como isso pode impactar seus resultados? Continue lendo para saber isso e muito sobre sobre UX design!
O que é UX Design?
É bem provável que ao longo da sua trajetória você já tenha ouvido falar sobre designers, que são aqueles responsáveis pela criação de peças gráficas como artes, sites e logotipos para as empresas. Nos últimos anos, porém, o conceito de UX ganhou força e muita relevância no mercado de criação. O User Experience, ou a Experiência do Usuário, tornou-se tão ou até mais importante do que o fato de apenas divulgar algo na internet, pois cada vez mais os usuários valorizam a trajetória até finalizar uma compra ou acessar um conteúdo. E se esse caminho não for atrativo, a chance de esse potencial consumidor abandonar sua página cresce consideravelmente.
Cada percepção que o usuário tem em seu site é uma experiência diferente, e o papel do UX designer é justamente criar a melhor possível, alinhada também a um visual atrativo, moderno e adequado a identidade do seu projeto.
Benefícios do UX para o seu negócio
Uma página bonita pode até render os cliques que você deseja em determinada campanha, mas quando o conteúdo é produzido por um profissional UX, as chances de conversão também são impulsionadas por pequenos detalhes, como a escolha das cores e fontes certas para determinado segmento, por exemplo.
Pensando nisso, podemos definir o UX designer como aquele que une o útil ao agradável, o essencial ao diferencial. E é dessa forma que nossos profissionais atuam para entregar o seu projeto, aprimorando cada etapa da navegação e buscando sempre otimizar a experiência do usuário.
Confira outros reflexos dentro da sua empresa ao investir em UX design:
Maior facilidade de vender
Uma boa UX pode vender mais facilmente determinado produto ou serviço, seja em uma apresentação comercial ou até para o consumidor final. A solução por si só já desperta o interesse de fazer a aquisição, sem necessidade de muita explicação.
Redução de tempo e etapas
Escalar um produto que não é integralmente entendido pelos usuários é muito mais difícil do que se a solução está totalmente adaptada para qualquer pessoa. O tempo e dinheiro que as empresas perdem em treinamentos ou materiais para simplificar algo complexo é muito maior do que o investimento em um bom UX, que tem a capacidade de entregar um produto “self service” dentro daquilo que você espera.
Menos suporte, mais resultados
Imagine que você quer adquirir um serviço comercializado digitalmente, mas encontrou uma dificuldade ou dúvida que o impediu de finalizar a compra. O próximo passo é procurar o suporte, aguardar o retorno e postergar o assunto, ou então buscar um concorrente que ofereça o mesmo de forma simplificada.
Um dos papéis do UX é criar produtos intuitivos que se antecipam em relação aos pontos de maiores dificuldades para que o consumidor possa sozinho superar essas barreiras. Ou seja, planejar como será a experiência desse usuário pode significar economias futuras para recuperar conversões perdidas no caminho.
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