Todo empreendedor que pensa em dar o próximo passo sabe que será necessário correr alguns riscos. É possível, entretanto, encontrar estratégias que façam com que esses riscos diminuam consideravelmente, e uma delas está no quanto você conhece o seu usuário ou cliente.

Você já pensou em utilizar dados para traçar estratégias para o seu negócio? Vamos te explicar por que você deveria tomar essa iniciativa o mais breve possível e quais benefícios a inteligência de dados pode trazer para o seu negócio!

O conceito data-driven

Utilizar dados na tomada de decisão é um conceito chamado de data-driven. Ou seja, você utiliza as informações que possui sobre seu público-alvo, por exemplo, e escolhe seus próximos passos com base na análise e interpretação desses dados.

É, portanto, gerenciar seu negócio com base em evidências, o que aumenta consideravelmente as chances de conquistar bons resultados.

Desenvolvimento de novos produtos, análise de desempenho, gestão de riscos e balanço sobre a eficiência dos investimentos são alguns exemplos do que pode ser feito com esse tipo de estratégia. Há pesquisas que apontam que as empresas que adotam o data-driven crescem, em média, mais de 30% ao ano. Como, então, você pode utilizar isso ao seu favor?

Como transformar dados em informação

Toda empresa, atualmente, gera uma boa quantidade de dados todos os dias. Umas mais, outras menos, mas o ponto é que há muita informação disponível que nem sempre é utilizada da forma que poderia.

É preciso, porém, entender que os dados por si só não significam nada. Eles precisam ser analisados e interpretados para trazerem informações realmente úteis ao seu negócio e gerarem algum valor. Esse processo, quando realizado em grande escala, é chamado de Big Data.

Como utilizar dados a favor do meu negócio

Tomar decisões com base em dados é um diferencial muito vantajoso para a sua empresa. A inteligência de dados pode, entre outros, ajudar nos seguintes processos:

Vendas

Imagine que seu negócio possui maior lucratividade em determinado dia da semana. Com essa informação em mãos, é possível traçar estratégias, como algum tipo de promoção, para impulsionar também os dias de menor movimento e melhorar suas vendas.

Já para os dias de maior receita, é possível preparar melhor sua equipe para que o atendimento seja bem feito, especialmente nos períodos mais movimentados.

Atendimento

Zelar pela boa experiência do cliente é fundamental para qualquer negócio e, quando você conhece o perfil desse consumidor, fica tudo mais fácil. Os dados podem te ajudar a antecipar necessidades ou tendências que vão impactar diretamente nesse relacionamento.

Oportunidades

Desenvolver produtos ou serviços inovadores e que façam com que você conquiste novos clientes pode ser exatamente aquilo que faltava para o seu negócio. Com uma boa base de dados, é possível antecipar-se às necessidades do mercado e entender o que será tendência em um futuro próximo.

Qual a necessidade da sua empresa?

Seja para melhorar seus resultados, definir a estratégia ideal para fazer um lançamento ou até descobrir o que está acontecendo de errado, os dados estão aí para serem aproveitados, e deixar de utilizá-los já não é uma opção. O tamanho da estrutura que você precisará para uma boa análise vai depender do estágio em que sua empresa está, mas tudo depende do seu principal objetivo.
Se a sua marca procura por um parceiro para realizar diferentes estruturações e fazer com que a sua presença digital ganhe destaque com estratégias e resultados, traga esse desafio para a Santins, que atua há mais de 10 anos planejando, desenhando e desenvolvendo soluções digitais para apoiar as estratégias de comunicação e de negócios de empresas de todo o Brasil.

Autor

Qual tipo de serviço você procura?

Fale Conosco
Pular para o conteúdo