Para quem vê de fora, o web design pode até parecer um bicho de sete cabeças, mas os termos técnicos utilizados pelos profissionais da área não são tão complexos assim. Pensando nisso, criamos um glossário para explicar o significado dos principais termos ligados ao universo digital para que, da próxima vez, você saiba exatamente sobre o que se trata determinado assunto. Confira!
Site
Um site é o mais completo posicionamento web da sua empresa. É um conjunto de páginas onde as pessoas encontram todas as informações necessárias sobre o seu negócio, seja ele um site institucional ou um e-commerce.
Hotsite
O hotsite é uma página à parte dentro de um site, ou seja, algo paralelo que foi desenvolvido especificamente para determinada divulgação. Um exemplo comum são as páginas criadas para campanhas de Black Friday, que contêm conteúdos e objetivos específicos.
Estruturalmente, um hotsite é semelhante a um site comum, a diferença está em sua composição, que é feita por um número de páginas reduzido, além de ser uma página temporária para uma ação pontual.
Landing page
Landing pages são páginas focadas em conversão que têm como função apresentar, geralmente de forma objetiva e resumida, ofertas, serviços, produtos, conteúdos, entre outros.
Chamadas também de LP’s, essas páginas estão dentro de sites e, diferentemente de hotsites, elas não têm uma duração pré-determinada, pois costumam oferecer conteúdos relevantes ou exclusivos para seu público-alvo, como e-books e guias, em troca de informações de contato. Esse tipo de conteúdo exige acompanhamento também de uma estratégia de marketing.
HTML
Sigla para HyperText Markup Language, uma linguagem básica de programação na internet. É o “esqueleto” de todas as páginas web que contém um conjunto de tags e atributos que informam ao navegador o conteúdo a ser exibido.
CSS
Abreviação do termo Cascading Style Sheets, que é considerada a “pele” do site. No arquivo CSS estão todos os detalhes sobre a aparência da página, como cor, forma, posição e etc.
Front-End
Essa é a parte com a qual os visitantes do site interagem. Desenvolvedores front-end utilizam HTML e CSS, além de outras linguagens, para criar o que vemos nos navegadores.
Back-End
O back-end consiste em bancos de dados e servidores essenciais para a dinâmica de um site. Essa é a parte que visitantes não têm acesso, mas que garantem a realização das ações por parte dos usuários.
Framework
Termo que, de maneira geral, significa uma estrutura desenvolvida para resolver um problema específico. Em programação, framework é um conjunto de códigos genéricos capaz de unir trechos de um projeto de desenvolvimento.
User Experience
User Experience, ou a Experiência do Usuário, é uma estratégia que tem como objetivo aprimorar as experiências dos usuários de serviços digitais. Cada percepção que o usuário tem em seu site é uma experiência diferente, e o papel do UX designer é justamente criar a melhor possível, alinhada também a um visual atrativo, moderno e adequado a identidade do seu projeto.
User Interface
User Interface é o termo utilizado para explicar as interações entre pessoas e softwares ou aplicativos. É papel desse profissional pensar em páginas e formas para entregar ao usuário um conteúdo adequado, com todas as informações necessárias e que torne a navegação mais simples, rápida e satisfatória. Ele avalia, portanto, não apenas o layout com a disposição dos elementos, mas também as etiquetas dos menus, disposição de serviços e outros detalhes que influenciam na experiência dos consumidores.
Fale conosco!
A Santins atua há mais de 10 anos planejando, desenhando e desenvolvendo soluções digitais para apoiar as estratégias de comunicação e de negócio da sua empresa. Entre em contato conosco e vamos juntos otimizar seus resultados: https://santins.com.br/contato