O universo digital costuma ser muito dinâmico e, quase todos os dias, surgem novidades que rapidamente viram tendências e dominam a web. E quando falamos em design isso não poderia ser diferente. Afinal, toda página que tem objetivos de acessos e conversões exige um planejamento, e ficar antenado sobre o que é novidade no mercado é um diferencial que poderá fazer muita diferença nos seus resultados. Confira este artigo para descobrir o que é tendência no web design e como identificar as melhores para o seu negócio!

Qual a importância do web design?

Cada vez mais empresas de todos os segmentos estão ocupando espaço no meio digital, e se destacar passa a ser mais difícil. Por isso, causar uma boa primeira impressão é fundamental, e grande parte dessa responsabilidade vem do design da sua página. Mas um planejamento de web design vai muito além do visual, pois inclui também detalhes como a acessibilidade do seu conteúdo, velocidade de carregamento das informações e a experiência do usuário na plataforma, o que pode afetar positiva ou negativamente a jornada do seu cliente.

As principais tendência do web design

Neutralidade das cores

Um ponto muito relevante na hora de criar o conteúdo para sua página é no conforto do usuário que o acessa. Saber mesclar cores claras e escuras é fundamental nisso, pois já é sabido que a luz branca das telas pode causar impactos negativos aos usuários, como coceira nos olhos e dores de cabeça.

Por isso, uma forte tendência do web design para o atual período é uma maior utilização de tons pastéis mais suaves nos sites. Pensar nisso é colocar a experiência do usuário em primeiro lugar, algo que é cada vez mais valorizado no web design.

Minimalismo

Essa é uma tendência do web design que surgiu já há algum tempo, mas que ainda se mostra muito efetiva na hora de planejar uma página para a internet. Limitação de paleta de cores, tipografias simples e fácil navegação são itens muito valorizados pelos usuários. Nessa hora, é importante considerar que o menos pode ser muito mais.

Para isso, é preciso contar com um bom e experiente web design, que saberá encontrar um equilíbrio entre tudo isso e comunicar o que você precisa de forma clara e agradável. Quando isso é feito, sua mensagem é entregue sem distrações e o usuário é impactado somente por aquilo que é realmente importante.

Acessibilidade

Muito mais do que uma tendência, apostar em acessibilidade é fazer com que seu site seja utilizável pelo maior número possível de pessoas. Uma página acessível demonstra que seu negócio tem empatia pelas pessoas e oferece um atendimento diferenciado ao cliente.

O uso de elementos visuais e cores mais fortes, que proporcionem contraste, imagens mais nítidas e textos grandes proporcionam uma navegação mais agradável a quem precisa. Acrescentar descrições às imagens, por exemplo, proporcionará acessibilidade às pessoas com deficiência visual. Aqui a dica não é apenas por ser tendência, mas sim pela humanidade.

Diversidade

Aqui também é um dos pontos que vai além das tendências. Apostar em diversidade é uma recomendação não apenas do mercado, mas também dos consumidores, que tendem a comprar determinado produto ou serviço a partir do momento que se sentem confortáveis com o que veem. E quando eles se enxergam em sua página, é você quem ganha com isso.

Se em seu setor de atuação você utiliza pessoas para divulgar produtos, é importante diversificar esses personagens sempre que possível. Ao usar imagens de pessoas reais que são semelhantes aos visitantes da sua página, é criada uma conexão. Essa tendência é muito importante para lojas virtuais, por exemplo, já que essas pessoas podem se imaginar usando seus produtos.

Homepage com “vídeos de cinema”

É bem possível que você já tenha acessado uma página que logo de cara apresenta um vídeo que ocupa todo o fundo da tela e começa a rodar assim que você acessa o site, sem a necessidade de dar um “play”. Essa é uma grande tendência do web design, que passa a ter grande influência de telas com mais movimentos.

A produção desses vídeos também evoluiu, pois o 4K já é uma realidade para quem produz conteúdo para a internet, entregando muito mais qualidade aos vídeos, que não ficam pixelados ao serem “estourados” no fundo das telas.

Tudo isso ocorre por um impulsionamento da internet no Brasil, o que possibilita que essa demanda visual seja suprida. É preciso, porém, considerar que nem todo o seu público terá uma boa internet para ser impactado por esse conteúdo da forma que você espera, podendo também ser um fator limitante de acesso ao seu site. Por isso, é importante não exagerar na hora da produção do conteúdo para que a experiência alcance todos os usuários, considerando também a navegabilidade em dispositivos móveis e mesclando as tendências para o setor, como a adoção de imagens 3D, animações e imagens em grande escala nos sites.

Carregamento inteligente

Uma página com rápido carregamento é fundamental para uma navegação mais agradável, mas também para posicionamento orgânico no Google, por exemplo, que indicou que a velocidade de navegação é também uma técnica de otimização de SEO.

Se sua página demorar mais do que 3 segundos para carregar, é possível que mais de 50% dos visitantes a abandonem, segundo pesquisas sobre o assunto. Para lidar com isso, é importante estabelecer limites para a quantidade de fontes usadas, não fazer upload de imagens muito pesadas e evitar o uso de plug-ins, pois tudo isso afeta o carregamento da página.

Como a Santins pode te ajudar

Se a sua marca procura por um parceiro para realizar diferentes estruturações e fazer com que a sua presença digital ganhe destaque com estratégias e resultados, traga esse desafio para a Santins, que atua há mais de 10 anos planejando, desenhando e desenvolvendo soluções digitais para apoiar as estratégias de comunicação e de negócios de empresas de todo o Brasil.

Autor

Qual tipo de serviço você procura?

Fale Conosco
Pular para o conteúdo