Há cerca de 3 anos, uma pesquisa revelou que o uso da internet em celulares ultrapassou o número de usuários de computadores no Brasil. Essa diferença, de lá para cá, só aumentou, e a quantidade de pessoas conectadas pelo mobile tende a crescer cada vez mais. Por isso, todo negócio que possui um site, hoje em dia, tem praticamente a obrigação de proporcionar não apenas uma página responsiva, mas também otimizada e veloz na versão mobile. Quer saber o que significa tudo isso? Continue lendo que a gente explica!
Qual a importância da velocidade de carregamento?
Atualmente, podemos dizer que todo planejamento digital tem um foco maior na versão mobile do que a desktop. E isso é natural, já que a maioria dos usuários acessa sites e redes sociais via smartphones. Você pode até iniciar seu projeto pensando no acesso via computadores, mas isso não pode parar por aí.
Mas além da importância de criar um site responsivo, que é quando a página funciona adequadamente em diferentes plataformas (linkar texto produzido sobre o tema), uma das prioridades no desenvolvimento de um site deve ser a velocidade de carregamento da página.
Imagine a seguinte situação: você vai a um restaurante e faz um pedido, que demora para chegar à sua mesa. A fome cresce, e nada da refeição. Depois de um tempo, pode ser que você simplesmente se levante e vá embora. Caso permaneça, por mais que a comida seja muito boa, a sua experiência no restaurante não foi tão satisfatória, e a tendência é que você deixe uma avaliação negativa por conta disso, ou não volte mais ao local.
Com um site, a lógica é a mesma. Um estudo do Google indica que uma página que demora mais do que três segundos para carregar sofre com o abandono de mais da metade das visitas. É muito cliente em potencial jogado fora, né?
Como ter uma página mais veloz para o mobile
Agora que você já entendeu a importância de ter uma página otimizada para a versão mobile, aqui vão algumas dicas de como fazer isso na prática:
Layout responsivo
Pode até soar repetitivo, mas essa é a primeira dica. Um site responsivo é fundamental para qualquer negócio sair do papel.
Escaneabilidade
Essa é uma técnica que tem como foco a otimização do conteúdo produzido para facilitar a experiência do usuário e deixar sua leitura mais fluida. Aposte em parágrafos curtos, intertítulos, bullet points, destaques em negrito nos trechos mais importantes e imagens que se conectam à mensagem do texto.
Rotina de testes
Além da experiência do usuário, a velocidade de carregamento de uma página influencia também em seu ranqueamento no Google. Por isso, realizar testes com sua equipe de programação é fundamental para otimizar o UX, mas também o SEO da página.
Se mantenha atualizado
Aqui a dica é para que você não pare no tempo. Nunca lance um site e o esqueça sem fazer novas atualizações. Busque novidades e aplique as melhores em sua página, mesmo que isso gere novos custos, pois a perda de clientes por conta da velocidade de carregamento da página poderá sair muito mais cara.
Como a Santins pode te ajudar
Se a sua marca procura por um parceiro para realizar diferentes estruturações e fazer com que a sua presença digital ganhe destaque com estratégias e resultados, traga esse desafio para a Santins, que atua há mais de 10 anos planejando, desenhando e desenvolvendo soluções digitais para apoiar as estratégias de comunicação e de negócios de empresas de todo o Brasil.