Não é novidade que cada vez mais usuários do digital estão conectados via smartphones. O uso do desktop, é claro, segue em alta, mas ter um site que se adapta somente aos usuários de computadores ou notebooks resultará em uma perda grande de potenciais clientes para a sua empresa. Nesse texto explicamos por que é tão importante ter um site responsivo e como isso pode impactar diretamente nos resultados da sua empresa. Confira!

O que é um site responsivo?

Com cada vez mais usuários de celulares ativos a todo momento, é fundamental que seu site funcione adequadamente em diferentes plataformas, atendendo às necessidades e requisitos dos mais variados perfis de clientes. Pensando nisso, o site responsivo é uma página que se adapta a diferentes tamanhos de tela para proporcionar a melhor experiência ao usuário, independentemente de seu dispositivo.

A URL do site, os conteúdos, textos, imagens, design… Tudo é o mesmo, mas graças às configurações pré-estabelecidas em sua plataforma esse material irá se adaptar para se tornar compatível com os mais diversos dispositivos, especialmente os móveis.

Você já deve ter aberto um site que fica desproporcional em seu celular. Isso significa que ele não é responsivo, e essa não é uma das melhores experiências pensando que o usuário em questão é um possível consumidor e terá dificuldades para navegar em sua página.

Site responsivo ou versão mobile?

Apesar de oferecerem basicamente a mesma solução, que é adaptar o conteúdo para diferentes plataformas, um site responsivo é diferente de uma versão mobile. O primeiro, conforme dito anteriormente, oferece uma adaptação a qualquer tipo de tela, mantendo a mesma estrutura e conteúdos independentemente do dispositivo do usuário.

Já a versão mobile de um site tem como foco exatamente os smartphones, sendo, na verdade, um outro site.

Por isso, se bem planejados, para o usuário não fará muita diferença se o site é responsivo ou uma versão mobile, mas para desenvolvedores e designers, o trabalho poderá ser duplicado.

Motivos para ter um site responsivo

A essa altura, você já deve ter entendido que ter um site responsivo é fundamental para quem busca ganhar espaço no meio digital. Mas aqui vão mais alguns motivos para você ir agora mesmo atrás dessa solução:

Preferência do Google

O principal mecanismo de buscas do mundo dá preferência a sites responsivos oferecendo um melhor ranking nas páginas de pesquisa, trazendo mais acessos orgânicos à sua página. Isso ocorre porque há priorização da plataforma para páginas que proporcionem uma melhor experiência ao usuário, que é exatamente o que um site responsivo oferece.

Maior uso de smartphones

De acordo com dados do IBGE, o principal meio de acesso à internet no Brasil é o celular, o que significa que sua presença digital precisa estar consolidada e bem estruturada para receber esses usuários. Não adianta criar um site que não seja atrativo para seus clientes, pois eles deixarão a página assim que a primeira dificuldade surgir.

Experiência do usuário

Pensar em conteúdo digital hoje é pensar também sobre a experiência do usuário, pois é basicamente isso que dita boa parte dos resultados. Se há satisfação de um consumidor ao acessar seu site e perceber que a navegação é agradável, você já ganha pontos, e o inverso tem o mesmo peso.

Seja pela jornada, design ou dificuldade de acessar um link porque a fonte não se adaptou à tela utilizada, qualquer um desses pontos pode significar a perda de uma conversão. Hoje, proporcionar uma experiência agradável ao usuário deve ser prioridade.

Menor taxa de rejeição

Taxa de rejeição significa a quantidade percentual de usuários que acessaram seu site e saíram da página sem nenhuma interação. Esse número sobe consideravelmente em sites que não se adaptam ao dispositivo utilizado. Contar com um site responsivo é também diminuir essa taxa, elevando a possibilidade de que o usuário permaneça mais tempo na página e realize alguma conversão.

Maior velocidade de carregamento

Um dos benefícios dessa adaptação está também na velocidade de carregamento das páginas, isso porque os sites responsivos são desenvolvidos de forma que fiquem mais leves, proporcionando um carregamento mais rápido.

Essa velocidade é outro ponto de influência na experiência do usuário, que tende a abandonar uma página caso haja demora no carregamento.

Aumento de leads e vendas

Fazer com que o usuário permaneça por mais tempo na sua página naturalmente aumenta suas chances de uma venda bem sucedida. Com o crescimento de usuários de smartphone, é fundamental que seu site seja adaptado também para esses usuários.

Se não há nenhum impeditivo técnico para que o usuário avance em alguma conversão, resta apenas o interesse dele pelo seu produto ou serviço para saber se a venda será ou não realizada. Ou seja, você minimiza as chances de que esse consumidor encontre alguma barreira para ir até o fim. Aprimorar essa experiência ajuda na taxa de conversão e ainda pode aumentar suas vendas.

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